sexta-feira, 18 de agosto de 2017

Entrevista com as professoras e supervisora da 

Escola Municipal Ribeiro Junqueira


De que forma o PIBID contribui para a sua vida profissional?

O PIBID chegou como algo novo, desconhecido, mas ao mesmo tempo instigante, um desafio. Aos poucos fui entendendo e percebendo o quanto seria importante para mim, para a escola, para os alunos e para os bolsistas essa experiência.
Através do PIBID consegui colocar em prática muitas ideias que sozinha em minha sala de aula não era possível por muitos motivos, como tempo e auxílio de outro profissional.
O PIBID nos mostrou que é possível se fazer uma prática docente mais lúdica, mais dinâmica e isso contribuiu muito não só para a minha prática como professora, mas para todos da escola. Abriu novos horizontes, mostrou-me soluções que sozinha talvez não tivesse conseguido encontrá-las. Sem contar as novas amizades, troca de experiências com outros colegas de trabalho e o intercâmbio com a Universidade que é de suma importância para todos nós.
Passamos por algumas dificuldades, mas tudo aliado a boa vontade foi sendo superadas e a cada dia buscamos mais superação.
Acredito que PIBID foi um divisor de águas para todos nós, professores, escola, alunos e bolsistas. Tenho a certeza que ainda iremos crescer cada vez mais.

(Francislanda Soares – Professora Supervisora PIBID - Escola Municipal Ribeiro Junqueira)


Qual é a sua visão a respeito da participação dos alunos bolsistas?

A participação dos bolsistas é muito gratificante, pois elas trazem suas experiências e juntamente com as necessidades da escola, mais as nossas experiências conseguimos fazer um trabalho de qualidade.
São alunas dedicadas, comprometidas e atuantes e com muita boa vontade. Tudo isso aliado a capacidade e habilidade de cada uma resultam em um trabalho produtivo e eficaz, trazendo elogios a todos os envolvidos. Claro que nesse percurso aparecem alguns entraves, mas tentamos juntas superá-los com coragem e determinação.

(Francislanda Soares – Professora Supervisora PIBID - Escola Municipal Ribeiro Junqueira)


O que os projetos desenvolvidos pelas bolsistas do PIBID têm acrescentado no processo de ensino/aprendizagem dos alunos?

Bastante, pois os alunos se interagem mais com os colegas e com as atividades propostas pelas alunas do PIBID despertam o interesse dos alunos na participação das aulas aplicadas pela professora regente.

(Mônica Rodrigues – Professora Escola Municipal Ribeiro Junqueira – 4º ano)


O que os projetos desenvolvidos pelas bolsistas do PIBID têm acrescentado no processo de ensino/aprendizagem dos alunos?

Desde que o projeto, desenvolvido pelas bolsistas do PIBID, começou fiquei muito animada porque vi nele uma ajuda importantíssima ao meu trabalho que já desenvolvia na sala de aula.
Este projeto integra todos os conteúdos de uma forma lúdica e prazerosa. Todos os alunos participam com interesse, disponibilidade e trabalho em equipe.
As bolsistas são criativas, dinâmicas e muito antenadas com a relação das brincadeiras.
 As atividades são tão bem elaboradas e o material confeccionado com tanto amor que não tem como as crianças não quererem participar.

(Aparecida Meneguiti – Professora Escola Municipal Ribeiro Junqueira – 2º ano)


Quais as vantagens da parceria do PIBID da UEMG – Leopoldina, com algumas escolas públicas municipais?

A atuação do PIBID nas escolas públicas funciona como um grande apoio ao trabalho pedagógico, o que ajuda muito no sucesso da aprendizagem dos alunos.
É um trabalho bastante diversificado, priorizando a leitura, criatividade, integração entre os alunos, desenvolvimento do vocabulário através de peças teatrais, entre tantos outros trabalhos.
O PIBID é o diferencial para as escolas, pois intercede na aprendizagem, realizando atividades que despertam o interesse e o “querer fazer” de todos.
Além disso, é uma grande oportunidade para as alunas bolsistas desenvolvam com excelência suas práticas pedagógicas.
  
(Francislanda Soares – Professora Supervisora PIBID - Escola Municipal Ribeiro Junqueira)

Nenhum comentário: